spam

Bem, como você deve ter visto, o título é extremamente sugestivo no que se refere à minha opinião sobre o Spam.

Assim como a doença, que fica formando células continuamente e de forma descontrolada, o Spam consiste em proliferar mensagens de e-mail, também de forma contínua. Como o controle dessas mensagens é precário, o que ocorre é uma enxurrada delas  em nossas caixas postais, sendo poucas delas (ou nenhuma) aproveitáveis. E além disso, é um problema que parece não ter cura, ou sua cura é muito difícil. É um câncer ou não é?

O spam deveria ser colocado como crime, pois viola os direitos do cidadão. O spammer (máquina ou pessoa que pratica o Spam) utiliza-se de informação privilegiada, íntima e de uso exclusivo do internauta, que é o seu endereço de e-mail. Contudo, a atitude do spammer é mais do que abuso de direito. O spamming é um evento/resultado que fere a privacidade, uma prerrogativa constitucional, regulamentada, em parte, pelo artigo 21, CC/2002, ex Vl: Artigo 21, CC/202 – A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a essa norma. Porém, o spamming, além de violar o transcrito artigo 21, afronta, outrossim, incontáveis outros dispositivos legais. (Extraído de Computerworld, agosto/2012).

Está mais do que provado que essa atividade é algo que fere, perturba e incomoda os usuários da Internet. Eu sou extremamente contra qualquer tipo de Spam, até mesmo aqueles que as lojas mandam após termos marcado a opção “Aceito receber informativos desta loja”. Acredito que tenha gente que goste de receber promoções, então faço essa exceção. Mas qualquer outra coisa que chega em nossas caixas postais deveriam ser sumariamente excluídas, sem qualquer chance de ser aberto, muito menos, lido.

Existe uma força-tarefa dos órgãos reguladores da Internet no sentido de inibir o Spam, que está ganhando força e deverá estar completamente implementada até o final do ano de 2012. Quando essa força-tarefa foi anunciada, e isso faz mais de 1 ano, nós da Veloturbo imediatamente já fizemos as devidas configurações em nossos servidores. Essa atividade poderá criar algum impacto na virada do ano, já que a maioria dos usuários residenciais deverão reconfigurar seus programas de e-mail, no sentido de adequar às novas determinações.

No caso da Veloturbo, que está sempre à frente, essa configuração já está pronta e exaustivamente testada e aprovada. Não há o que falhar. Então, na medida do possível, convidamos nossos clientes a já configurarem seus programas de e-mail conforme procedimento que publicaremos em breve, e, no caso de qualquer dúvida, ficamos desde já à disposição para atendê-los.

Sem mais, ficamos crentes de que esse câncer seja eliminado, para que gastemos menos tempo eliminando ou lendo mensagens inúteis, dedicando este precioso tempo para coisas realmente úteis.

Atenciosamente,

Daniel Ghisleni
Veloturbo Serviços de Internet Ltda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, preencha o campo *